sábado, 24 de março de 2012

Panorama

Você já ouviu falar em Comunicação Interna (CI)? Sabe do que se trata e como tem sido utilizado como estratégia nas organizações contemporâneas? Ou mais, você trabalha, estuda, se interessa por isso? Neste blog você vai encontrar respostas para essas e outras perguntas a respeito do assunto.
Aqui, falaremos das tendência nas diversas áreas de CI. Você poderá esclarecer dúvidas, descobrir o que está sendo praticado no mercado, comparar cases e participar levantando temas para discussões sobre os assuntos mais relevantes e peculiaridades da área.
Sendo assim, iniciamos com alguns conceitos: O que é Comunicação Interna? Depois de algumas pesquisas, encontramos uma definição interessante: “CI é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis” (apud Rhodia).
Hoje, muitas empresas utilizam essa ferramenta. Com equipes de CI que tem em média cinco profissionais; BRF, Unilever, GE e Nestlé, entre outras, são exemplos de sucesso sobre o assunto, e exploram os diversos meios para contatar seus públicos de forma estratégica, seja praticando endomarketing, utilizando newsletters, construindo vídeos e campanhas motivacionais,  permitindo uma relação direta entre funcionários e lideranças, ou marcando presença nas redes sociais. As empresas têm buscado cada vez mais, fortalecer relacionamentos com seus públicos estratégicos e estão convencidas de que o público interno é um importante pilar para construção de sua marca e posicionamento diante da sociedade. Por isso, as ações de CI têm se tornado uma etapa fundamental no planejamento organizacional.
Devemos lembrar o potencial que ações como estas, citadas acima, têm de estimular pessoas, aliando-se à isso a necessidade das empresas de ter funcionários engajados e estimulados, o que colaborará com os resultados positivos, inclusive trazendo reflexos financeiros. Assim, podemos dizer que a CI é fundamental para a estabilidade de qualquer organização, e deve estar vinculada ao plano de negócios.
Desse modo, damos boas vindas aos leitores do blog, e convidamos vocês para ficarem de olho nos próximos posts, que com certeza trarão informações úteis sobre as tendências na comunicação interna, para que possamos discutir e aprender juntos! Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário