Você já ouviu falar em Comunicação Interna (CI)? Sabe do que se trata e como tem sido utilizado como
estratégia nas organizações contemporâneas? Ou mais, você trabalha, estuda, se
interessa por isso? Neste blog você vai encontrar respostas para essas e outras
perguntas a respeito do assunto.
Aqui, falaremos das tendência nas diversas áreas de CI. Você poderá esclarecer dúvidas,
descobrir o que está sendo praticado no mercado, comparar cases e participar
levantando temas para discussões sobre os assuntos mais relevantes e
peculiaridades da área.
Sendo assim, iniciamos com
alguns conceitos: O que é Comunicação Interna? Depois de algumas pesquisas,
encontramos uma definição interessante: “CI é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e
da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências
e à participação de todos os níveis” (apud Rhodia).
Hoje,
muitas empresas utilizam essa ferramenta. Com equipes de CI que tem em média
cinco profissionais; BRF, Unilever, GE e Nestlé, entre outras, são exemplos de
sucesso sobre o assunto, e exploram os diversos meios para contatar seus
públicos de forma estratégica, seja praticando endomarketing, utilizando
newsletters, construindo vídeos e campanhas motivacionais, permitindo uma relação direta entre
funcionários e lideranças, ou marcando presença nas redes sociais. As empresas
têm buscado cada vez mais, fortalecer relacionamentos com seus públicos
estratégicos e estão convencidas de que o público interno é um importante pilar
para construção de sua marca e posicionamento diante da sociedade. Por isso, as
ações de CI têm se tornado uma etapa fundamental no planejamento organizacional.
Devemos lembrar o potencial
que ações como estas, citadas acima, têm de estimular pessoas, aliando-se à
isso a necessidade das empresas de ter funcionários engajados e estimulados, o
que colaborará com os resultados positivos, inclusive trazendo reflexos
financeiros. Assim, podemos dizer que a CI é fundamental para a estabilidade de
qualquer organização, e deve estar vinculada ao plano de negócios.
Desse modo, damos boas
vindas aos leitores do blog, e convidamos vocês para ficarem de olho nos
próximos posts, que com certeza trarão informações úteis sobre as tendências na
comunicação interna, para que possamos discutir e aprender juntos! Participe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário