sábado, 18 de agosto de 2012

O papel do profissional de CI


O universo da comunicação interna requer e cada vez mais procura profissionais capacitados e que sigam algumas tendências. Inovação, habilidades com os meios digitais e outras línguas e  criatividade são algumas delas e as quais o profissional de CI precisa entender e estar por dentro.

Em um momento onde todos estão quase 24 horas ligados em algum tipo de mídia, a familiaridade com internet e meios digitais é algo extremamente importante. O colaborador possui um gosto por esses meios digitais e, se abster disso é negar as tendências de comunicação interna.

Para inovar nas campanhas internas e conseguir chamar a atenção de seu público interno, o profissional de CI deve ser alguém que também busque criatividade, meios inusitados e inovação.

“Daqui a cinco anos, teremos um consumidor ainda mais crítico. As empresas precisam entender esta nova geração e estabelecer estratégias de comunicação diferenciadas. É uma nova era, o século 22, para a comunicação, já começou” diz Carolina Simonetti, coordenadora de Comunicação Interna da Votorantim Cimentos 

O profissional dessa área deve evitar bombardear o seu público com uma série de mensagens sem fundamentos e ser mais objetivo e direto. Dessa maneira ele vai conseguir ter mais sucesso naquilo que ele quer atingir e chamar a atenção de seu público.

Na era da globalização, é preciso que o profissional saiba falar mais de uma língua. O inglês, por exemplo, é uma tendência muito forte em empresas multinacionais e virou comum no dia a dia de quem trabalha no mundo corporativo

Conclui-se que, ser alguém multidisciplinar que sabia fazer planilhas no Excel, conversar com um colaborador de outro país, postar algo no Facebook e no Twitter, e que consiga pensar fora da caixa virou algo valorizado por empresas e, quem não medir esforços para seguir essas tendências irá acabar ficando fora do mercado  

Confira abaixo o vídeo em que o vice presidente da BASF, Fernando Figueiredo, aponta algumas  características essenciais ao comunicador corporativo


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