quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Comunicação Interna no 3° Setor

O terceiro setor vem crescendo no Brasil já há algum tempo. Segundo estudo, divulgado em dezembro, pelo IBGE, IPEA, Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-governamentais), e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), existem 276 mil instituições privadas e sem fins lucrativos no país, que empregam 1,5 milhão de pessoas, pagando salários e outras remunerações que correspondem ao  valor de R$17,5 bilhões.

Essas organizações surgem, em sua maioria, devido á insistente ausência de direitos e assistência pública. Com isso, a importância dessas organizações cuidarem da sua reputação e imagem cresceu significamente, já que há o  objetivo de alcançar um bom posicionamento no mercado, que tanto é voltado para  setor privado.  

Existem diversos desafios para as empresas do 3° setor, um deles é a comunicação interna. Nesse universo, observa-se que há uma grande retenção de ‘’informações intermediárias’’, as quais são fundamentais para compreender o conceito completo e correto das informações trocadas. Além de tudo, muitas consideram-se ‘’pequenas demais’’ para essa atividade.
 
Há também uma questão base a ser discutida: a falta de um planejamento  que aponte a importância da comunicação estratégica (e interna) nesse setor. Pois muitas dessas organizações ainda não reconhecem a sensível necessidade dessa demanda.

Uma comunicação interna ruim pode ter diferentes consequências, devido ao fato de que os funcionários recebem o impacto de qualquer ruído, podendo refletir a essência do lugar em que trabalham, e se relacionar (consequentemente influenciar) seus beneficiários, voluntários e colaboradores.
Alguns exemplos dessa realidade são as crises, queda de reputação, credibilidade, valores, transparência, entre outros.

Em contrapartida, uma boa comunicação interna faz o negócio melhorar, devido à motivação que cada grupo e indivíduo recebem. Essa atitude da empresa reflete no orgulho por parte dos funcionários em  pertencer àquele ambiente  e a fazer parte da equipe. Isso acarreta, entre outras coisas, na tão importante propaganda boca-a-boca.

Ou seja, a comunicação interna é a ‘’engrenagem’’ de toda organização, seja privada, governamental ou não governamental. Por fim, sabe-se que o crescimento da instituição e seu valor para a sociedade dependem primeiramente da integração total entre os membros da equipe.


Bibliografia

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