sábado, 11 de agosto de 2012

Técnicas de mensuração

“o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”
David Norton e Robert Kaplan

A mensuração de resultados em comunicação ganha cada vez mais importância entre empresas e profissionais do mercado. Mas antes de explicar a importância e técnicas de mensuração vamos lembrar o papel da Comunicação Intenta nesse assunto.

A comunicação interna é responsável pelo relacionamento da organização com seu público interno e busca ampliar , harmonizar o diálogo e valorizar o funcionário, tornando-o  um importante formador de opinião positiva ,sendo um sistema de mão-dupla estruturado, que difunde os valores da empresa.  Assim, é importante que esteja alinhada com as metas e objetivos da organização e busque o comprometimento e envolvimento de todos os níveis internos.

Mas para se iniciar o trabalho de comunicação, é importante a mensuração de resultados,pois é ela que auxilia na demonstração do desempenho que a área obteve, auxilia na conquista dos objetivos, evitando erros e ajudando a corrigi-los. A avaliação verifica se há necessidade de ajustes ou correções.

Mas como se faz essa mensuração?

Pode-se fazer a mensuração com pesquisas quantitativas e qualitativas, gestão de clima organizacional, roteiros, índices variados (absenteísmo, participação opcional em eventos festivos, programa de voluntariado) e bases de dados secundários, como publicações, relatórios, clipping e pesquisas anteriores. Pode-se medir através dos conteúdos, como:  a identidade e imagem internos e o clima organizacional, a avaliação de programas de relacionamento, análise de canais de comunicação internos, eventos e campanhas. 

Valéria Castro Lopes doutora em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo, tem defendido o uso de outras técnicas de medição pelas empresas. A mensuração da produção e dos produtos, nesse caso investigando os resultados de curto prazo com análise de conteúdo em matérias da mídia e pesquisa de opinião pública. A mensuração dos resultados que demonstra o grau de atenção, entendimento e retenção das mensagens emitidas com técnicas focus grupo e pesquisas. E por fim a mensuração dos efeitos, avaliando se houve mudança de atitude, comportamento ou opinião por parte do público, essa realizada com auditorias de comunicação, pesquisa com pré-teste e pós-teste e técnicas de análise.

Vários e favoráveis são os aspectos do desafio proposto pela mensuração de resultados, ela  que possibilita muito mais do que simplesmente, avaliar ,criar um ambiente de melhoria, pois permite rever, corrigir as ações e gerar mais conhecimento e credibilidade e a atividade priorizando sobretudo profissionais que atuam arduamente na busca de soluções.



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