sábado, 1 de setembro de 2012

Comunicação Interna no mundo globalizado

Depois de diversos assuntos tratados aqui no blog, não podíamos deixar de falar na Comunicação e suas influências no mundo globalizado.  A fase de expansão capitalista em que estamos permite a atuação de empresas em novos mercados, por meio da comunicação. É possível até mesmo que não haja despesas significativas quando uma organização atua por meio da comunicação.
 
Mas tendo em vista a comunicação interna, quais são as tendências atuais quando pensamos em mundo globalizado? É fato que atualmente as empresas têm investido em comunicação corporativa, e  esse setor tem importância clara, principalmente em países onde as multinacionais estão em peso. Prova disso é a crescente aproximação de grandes líderes e CEOs (Chief Executive Officer) dos departamentos de comunicação, atuando diretamente nas decisões por eles tomadas e tornando a área relevante nas estratégias da empresa como um todo.

Com isso, a cultura organizacional é mais valorizada, e há unificação do discurso da organização, mesmo que existam diversas filiais e escritórios pelo mundo. As reuniões de alinhamento institucional nesses casos são semanais e via teleconferência com os presidentes e principais líderes, para garantir que todos falem a mesma língua.

A O Boticário, por exemplo, visando uma ação estratégica, recentemente separou sua área de comunicação corporativa de sua área de marketing, trazendo o CEO para assessorar diretamente na comunicação interna. Mesmo que a verba para ambas seja ainda em conjunto, a presidência passou, com essa atitude, a destinar mais tempo às ações institucionais, mostrando a comunicação como uma de suas maiores prioridades. Isso é tendência!

Bibliografia
http://www.aberje.com.br/revista/antigas/rev_43_capa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário