sábado, 15 de setembro de 2012

O sucesso da liderança na comunicação interna – Case Siemens


Apontar tendências para a área de comunicação interna parece tarefa simples quando pensamos, por exemplo, na importância das redes sociais. Entretanto, alguns instrumentos não tão modernos, como a presença da liderança, são, muitas vezes, os melhores aliados da comunicação interna.

Há alguns anos atrás, a Siemens desenvolveu uma série de regras anticorrupção chamada de compliance, que significa cumprir, estar em conformidade com as leis. Para que ficasse clara a importância e a necessidade desse tipo de processo, a empresa adotou uma comunicação completamente transparente.

A princípio, a área de comunicação trabalhou todos os veículos disponíveis, como folders, folhetos, intranet, e-mails, etc., mas o sucesso da campanha veio com a participação ativa dos líderes para disseminar e conscientizar os profissionais sobre o compliance.

O primeiro passo foi uma reunião de líderes com o presidente da organização. Essa reunião foi filmada e disponibilizada na intranet. Após essa ação, todos os líderes (diretores e gerentes) passaram por treinamentos de alinhamento de discurso, que esclareceu o novo posicionamento da empresa.

Esses treinamentos deram base para uma nova reunião, cada gestor reuniu sua equipe e realizou um tipo de palestra, tornando o assunto comum e próximo a todos.

Esse case é a prova de que o líder não só pode como deve ser utilizado como uma ferramenta de comunicação, pois foi essa relação direta e pessoal que trouxe o sucesso da campanha de compliance, que hoje está em vigor na Siemens. Engajar e apoiar o discurso do líder, também é uma tendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário