quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tendência de CI no atual cenário brasileiro


A comunicação interna tem ficado cada dia mais complexa, ganhando cada vez mais recursos e canais. Mas como fazer para utilizar bem todas essas opções? Com todo esse ganho de ‘espaço’ nas organizações, e da necessidade de participação da área de comunicação interna nas organizações, como garantir a efetividade das ações?
O que realmente, no atual cenário brasileiro, no contexto, social, político e econômico, é tendência?!  O bom desenvolvimento do país nos últimos anos se refletiu no crescimento das áreas de Comunicação Interna, dentro das organizações, em dois sentidos: Primeiro, no literal, as equipes de CI tiveram, um crescimento médio bastante relevante, cada vez, as equipes contam com mais funcionários; segundo, no sentido da importância que as companhias passaram a dispensar com os profissionais dessa área, principalmente em relação à questão do posicionamento institucional e nas forças somadas para aproximar as empresas de seus públicos. 

Podemos encontrar ainda mais dados sobre as atividades das áreas de comunicação em uma pesquisa divulgada em outubro do ano passado, chamada MAPA da Comunicação, promovida pelo Instituto FSB Pesquisa. O material traz dados e relatos sobre “o papel e a posição da Comunicação nas instituições; os principais desafios; as atividades mais presentes, as prioritárias e as mais valorizadas no cotidiano dos gestores da Comunicação; as mídias mais estratégicas e as ferramentas de web mais comuns; o planejamento dos profissionais e o monitoramento de suas estratégias; o perfil dos gestores e o modo como se informam”.

Além de retratar a realidade da Comunicação nas empresas brasileiras, o MAPA também dá um enfoque em órgãos públicos e empresas estrangeiras.  E também afirma que as organizações identificam cada vez mais a necessidade de um diálogo direcionado com a população, e que se preocupa com o posicionamento de imagem. 
Por conta disso, tem buscado as tecnologias, para estar cada vez mais perto de seus stakeholders, inclusive, o uso de redes sociais, tanto para o público externo, quanto com o público interno, foi algo apontado como a grande tendência do momento social que estamos vivendo. 

Estar ligado na opinião de seus públicos, e em como alcançá-los é a grande tendência!

Confira o MAPA na íntegra, clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário