sábado, 14 de abril de 2012

O Papel da Liderança na Comunicação


Quando falamos em comunicação interna, muitas vezes pensamos apenas em ações de profissionais de comunicação com os públicos, esquecemos da importância dos líderes nesse cenário. Quem melhor que o próprio líder para ajudar as equipes a entenderem como suas atividades se encaixa na estratégia da organização?


A comunicação tem quatro funções principais: controle, motivação, expressão emocional e informação.  Ainda, age no controle de diversas maneiras, a exemplo do feedback e facilita a motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo.

Cecília Bergamini em seu livro “Liderança – Administração do Sentido” destaca alguns conceitos de liderança, como: “Liderança é influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingir de um objetivo específico ou objetivos” (TANNENBAUM; WESCHLER & MASSARIK, 1961)

É importante que o líder saiba se comunicar bem com a sua equipe, para conseguir alinhar objetivos e estratégias, trazendo assim melhores resultados para a organização.

Dentro de uma empresa é muito comum ocorrer à famosa “rádio peão”, que são os burburinhos de informações erradas que provocam, muitas vezes, insatisfação dos funcionários.  Manter um diálogo aberto e correto com os mesmos evita que fatos como esse ocorram, mantendo sempre um bom clima organizacional.

A importância da boa comunicação do líder com sua equipe, para o bem estar da companhia, é tão grande que existem diversos cursos que o ajudam a desenvolver as principais funções da comunicação.

Atualmente, não se espera que um líder tome somente atitudes grandiosas, mas sim que esteja presente em tudo que afete diretamente os funcionários. Ele também deve esclarecer situações internas que sua equipe deve e tem o direito de saber. Assim, aliderança interna está profundamente ligada a pequenas atitudes que demonstram a importância que os funcionários desempenham para a organização.

Desta forma a tendência é que os lideres tenham cada vez mais participação na elaboração das ações, tornando-se os protagonistas da comunicação interna e fazendo com que os comunicólogos tenham o papel apenas de ajudá-los a cumprir a missão, desenvolvendo e aprimorando programas e mídias internas.

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