Quando
falamos em comunicação interna, muitas vezes pensamos apenas em ações de
profissionais de comunicação com os públicos, esquecemos da importância dos
líderes nesse cenário. Quem melhor que o próprio líder para ajudar as equipes
a entenderem como suas atividades se encaixa na estratégia da organização?
Cecília
Bergamini em seu livro “Liderança – Administração do Sentido” destaca alguns
conceitos de liderança, como: “Liderança é influência pessoal, exercida em uma
situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingir
de um objetivo específico ou objetivos” (TANNENBAUM; WESCHLER & MASSARIK,
1961)
É
importante que o líder saiba se comunicar bem com a sua equipe, para conseguir
alinhar objetivos e estratégias, trazendo assim melhores resultados para a
organização.
Dentro
de uma empresa é muito comum ocorrer à famosa “rádio peão”, que são os
burburinhos de informações erradas que provocam, muitas vezes, insatisfação dos
funcionários. Manter um diálogo aberto e
correto com os mesmos evita que fatos como esse ocorram, mantendo sempre um bom
clima organizacional.
A
importância da boa comunicação do líder com sua equipe, para o bem estar da
companhia, é tão grande que existem diversos cursos que o ajudam a desenvolver
as principais funções da comunicação.
Atualmente,
não se espera que um líder tome somente atitudes grandiosas, mas sim que esteja
presente em tudo que afete diretamente os funcionários.
Ele também deve esclarecer situações internas que sua equipe deve e tem o
direito de saber. Assim, aliderança interna está profundamente ligada a
pequenas atitudes que demonstram a importância que os funcionários desempenham
para a organização.
Desta forma
a tendência é que os lideres tenham cada vez mais participação na elaboração
das ações, tornando-se os protagonistas da comunicação interna e fazendo com
que os comunicólogos tenham o papel apenas de ajudá-los a cumprir a missão,
desenvolvendo e aprimorando programas e mídias internas.
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