sexta-feira, 20 de abril de 2012

Regras para prestar contas


Muitas empresas como Petrobrás e Suzano, por exemplo, possuem ações de capital na bolsa de valores, e o desafio é: Como passar informações com este perfil aos funcionários internos e os deixar confortáveis e a par de assuntos como este?

Na Suzano, depois que o pregão de fechamento da BM&Bovespa cai, cerca de 300 funcionários recebem um e-mail com a análise de desempenho das ações da companhia, um relatório das variações de preço do papel, concorrentes, opiniões, análise das notícias e também, eventuais reportagens sobre medidas econômicas ou conhecimento político.

Responsáveis pelas áreas de Relação com Investidores e Comunicação Corporativa da Suzano Papel e Celulose, Andrea Fernandes e Cristina Malfatti, explicam que com o termo ‘’ Companhia Aberta’’, e a incompreensão dos funcionários em relação ás limitações deste assunto, o relatório exerce um peso de resultado positivo, pois mostra que o preço da ação oscila de acordo com as informações que são divulgadas pela companhia e até por fatos que não tem relação direta com a empresa, como a economia brasileira ou acontecimentos com os concorrentes.

Comunicar-se de forma clara e simultânea com todos os públicos é o grande desafio das companhias abertas. Os funcionários internos possuem papel de multiplicadores, são eles que validam a partir de seu convívio os valores e princípios da empresa. Por isso, é preciso que o profissional de comunicação repasse a informação financeira de forma compreensível e acessível.

Sabe-se que a maior parte dos trabalhadores internos não são familiarizados com o mercado de capital, por isso, a abordagem precisa ser didática, afirma Thomas Kamm, sócio da Brunwisck Group. Que também acrescenta alguns pontos importantes na estratégia interna de comunicação financeira, como: garantir amplo acesso á informação através da intranet e TV corporativa de linguagem clara.

As áreas que devem estar envolvidas são: relações com investidores ( detém a informação a ser divulgada ) , comunicação corporativa ( gerencia os canais de divulgação ), o jurídico ( que zela para que tudo seja divulgado de acordo com a regulamentação ) e  recursos humanos ( conhece os funcionários e poderia contribuir no sentido de alinhar a comunicação com as políticas já adotadas, a fim de interagir com este público).
Seguindo caminho e estratégias semelhantes, a Petrobrás convidou seus funcionários a participarem de ações para captar recursos da camada pré-sal. Hoje, eles representam 15% da base dos acionistas, formada por 150 mil investidores.

Com estes exemplos, pudermos ver o quão representativo, necessários e benéficos são estes tipos de ações para uma empresa, funcionários e públicos. 

Fonte: Revista: Valor Online - Comunicação corporativa_Novembro 2011
Editoria: RI ( Relações com Investidores ) 

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