Muitas
empresas como Petrobrás e Suzano, por exemplo, possuem ações de capital na
bolsa de valores, e o desafio é: Como passar informações com este perfil aos
funcionários internos e os deixar confortáveis e a par de assuntos como este?
Na Suzano,
depois que o pregão de fechamento da BM&Bovespa cai, cerca de 300
funcionários recebem um e-mail com a análise de desempenho das ações da
companhia, um relatório das variações de preço do papel, concorrentes,
opiniões, análise das notícias e também, eventuais reportagens sobre medidas
econômicas ou conhecimento político.
Responsáveis
pelas áreas de Relação com Investidores e Comunicação Corporativa da Suzano
Papel e Celulose, Andrea Fernandes e Cristina Malfatti, explicam que com o termo
‘’ Companhia Aberta’’, e a incompreensão dos funcionários em relação ás
limitações deste assunto, o relatório exerce um peso de resultado positivo,
pois mostra que o preço da ação oscila de acordo com as informações que são
divulgadas pela companhia e até por fatos que não tem relação direta com a
empresa, como a economia brasileira ou acontecimentos com os concorrentes.
Comunicar-se
de forma clara e simultânea com todos os públicos é o grande desafio das
companhias abertas. Os funcionários internos possuem papel de multiplicadores,
são eles que validam a partir de seu convívio os valores e princípios da
empresa. Por isso, é preciso que o profissional de comunicação repasse a
informação financeira de forma compreensível e acessível.
Sabe-se que a
maior parte dos trabalhadores internos não são familiarizados com o mercado de
capital, por isso, a abordagem precisa ser didática, afirma Thomas Kamm, sócio
da Brunwisck Group. Que também acrescenta alguns pontos importantes na
estratégia interna de comunicação financeira, como: garantir amplo acesso á
informação através da intranet e TV corporativa de linguagem clara.
As áreas que
devem estar envolvidas são: relações com investidores ( detém a informação a
ser divulgada ) , comunicação corporativa ( gerencia os canais de divulgação ),
o jurídico ( que zela para que tudo seja divulgado de acordo com a
regulamentação ) e recursos humanos (
conhece os funcionários e poderia contribuir no sentido de alinhar a
comunicação com as políticas já adotadas, a fim de interagir com este público).
Seguindo
caminho e estratégias semelhantes, a Petrobrás convidou seus funcionários a
participarem de ações para captar recursos da camada pré-sal. Hoje, eles
representam 15% da base dos acionistas, formada por 150 mil investidores.
Com estes
exemplos, pudermos ver o quão representativo, necessários e benéficos são estes
tipos de ações para uma empresa, funcionários e públicos.
Fonte: Revista: Valor Online - Comunicação corporativa_Novembro 2011
Editoria: RI ( Relações com Investidores )
Fonte: Revista: Valor Online - Comunicação corporativa_Novembro 2011
Editoria: RI ( Relações com Investidores )
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