sexta-feira, 6 de abril de 2012

O futuro da Comunicação Interna

Quando pensamos em tendência, nossas mais profundas ambições começam a se manifestar. Isso acontece por que seguir a tendência é acompanhar a evolução, tornar-se moderno, estar à frente de padrões atuais, e com a comunicação não podia ser diferente. 

As áreas e os profissionais de CI por natureza já possuem o desafio diário de inovação. Lidar com os profissionais, surpreendê-los, conquistá-los, tudo isso faz parte do comum dia-a-dia da comunicação. Comunicar vai além de disseminar a informação ou o conteúdo, passa a ser uma das maiores estratégias de uma empresa moderna.

Hoje, apresentaremos neste post o que ainda é comum em CI, e o que está por vir de novidade, o que é tendência...

CI nas Redes Sociais
Muitas empresas estão idealizando uma rede social interna, que possibilite maior integração e colaboração entre o público interno e a própria organização. Essa é uma tendência pautada por conta da grande explosão das redes sociais, que atualmente já fazem parte da vida da maioria das pessoas. Portanto, veículos como jornal mural, newsletters, e e-mail, estão dando cada vez mais espaço à tecnologia.

Criação de grupos
Uma necessidade aparentemente obvia se tornará mais evidente: criar grupos e comunidades espontâneas. Até então a comunicação na maioria das vezes é feita de forma vertical, horizontal e transversal, porém num futuro não muito distante, será importante agrupar os públicos por interesses e afinidades. O que isso quer dizer? Quer dizer que existirá diferentes perfis de profissional, por exemplo, os que trabalham em home Office, ou os que ficam externos.


Mudança do perfil profissional
Por conta dos avanços tecnológicos, não apenas os veículos de comunicação serão adaptados, mas os profissionais também deverão andar em um novo ritmo. A visão estratégica da comunicação deverá de fato fazer parte dessa nova formação de profissionais, já que além de comunicar, deverão focar em mudar o perfil de todos colaboradores da empresa, se preocupando com a mudança da cultura organizacional.

Saindo do escopo RH
Com todas essas mudanças, as empresas que ainda têm a área de Comunicação Interna embaixo do guarda-chuva de Rh, devem passar por maiores divisões de departamentos, já que a comunicação terá uma visão mais estratégica do negócio, aproximando-se cada vez mais da diretoria. Isso não anula a relação RH e CI, que muito provavelmente nunca deixará de existir.

No geral, o maior fator que transformará a Comunicação Interna será a própria sociedade, as necessidades trarão inovação, e a relação emissor-receptor não se limitará a simples e usuais veículos de comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário