sábado, 28 de abril de 2012

Campanhas e suas tendências: a resposta para problemas internos das organizações

As campanhas, que hoje possuem grande destaque dentro do ambiente organizacional, existem para engajar, informar e envolver os colaboradores seja sobre novos processos, mudanças de hábito ou simplesmente para comemorar alguma data. É um investimento que, se bem executado consegue promover retorno em relação à imagem percebida pelos funcionários que sentem o seu ambiente de trabalho melhor. Além disso, atrelado ao endomarketing, as campanhas ajudam o funcionário a se sentir parte da empresa, a “vestir” a camisa, e estimulam a participação deles.

Muitas vezes a demanda por determinada campanha surge dos próprios colaboradores, que sentem que alguns pontos de seu local de trabalho devem ser melhorados. Hoje, as campanhas podem ter temas como: segurança no trabalho, comemoração de aniversário, saúde, sustentabilidade.

O desenvolvimento dos conceitos criativos fica por conta das agências de comunicação e os departamentos de comunicação interna ficam responsáveis por criar planos de ações e implantá-los. Hoje em dia, as tendências dentro de campanhas internas estão muito ligadas ao uso da tecnologia, recursos visuais e propostas inovadoras.


Veja como a Organização Estaleiro Atlântico Sul resolveu seu problema de cultura organizacional!


A Organização Estaleiro Atlântico Sul estava enfrentando problemas relacionados à dificuldade dos funcionários de absorverem a cultura da empresa, assim como a falta de disciplina deles em relação a assuntos como limpeza, organização, consumo consciente, saúde e segurança. Diante desse cenário a organização criou, em 2011, uma campanha interna chamada “Atitude Ideal” que atingiu diferentes funcionários de várias localidades do país. A “Atitude Ideal” foi dividida em duas fases, que tiveram, por exemplo, ações voltadas para demonstrar ao funcionário a importância do uso correto dos equipamentos – ação chamada “OPA – Observar, Planejar e Agir” e outras mais voltadas para a saúde e os hábitos de limpeza. A empresa também dava brindes para os funcionários que se saiam melhor nas pontuações da campanha. Para muitas ações a Atlântico Sul utilizava acontecimentos do momento, a exemplo da Copa do Mundo de 2010, para relacionar com alguns dos temas abordados, para o lançamento e divulgação da campanha o presidente da organização também foi envolvido.

Assim, após a implantação da campanha, os números de acidentes e a redução do desperdício de alimento apresentaram queda significativa, de 90% e 60% respectivamente, para a Estaleiro Atlântico Sul.

Tendo em vista o case acima conclui-se que, sentida e observada a necessidade de alguma mudança as áreas de comunicação corporativas não medem esforços para implantar campanhas e ações que levem a melhoria do cenário assim como uma melhora na qualidade de vida do colaborador dentro da organização. E para isso a área faz uso da tecnologia, criatividade e busca sempre muita inovação, para chamar a atenção dos colaboradores e conseguir fazer com que eles se envolvam. A Estaleiro Atlântico Sul, por exemplo, conseguiu envolver os colaboradores, de maneira positiva, ao usar como estratégia uma gincana e a relacionar pontos das ações com acontecimentos do momento.

Portanto, seguir as tendências de campanhas internas significa a organização perceber as necessidades (sejam elas evidentes ou não) dos seus públicos internos, criar ações efetivas e fazer sempre uso de recursos tecnológicos e muita criatividade e inovação.

Profissionais de comunicação, vamos então colocar em prática algumas dessas tendências? Mãos a obra!



Para ler mais sobre o case da Estaleiro Atlântico Sul clique aqui
Fonte – Revista Aberje Comunicação Empresarial nº 78

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