Veículos, os aliados do processo de Comunicação
Já era tempo de falarmos aqui no blog sobre um assunto de interesse geral para quem lida com Comunicação Interna, quais veículos de comunicação são mais utilizados e serão tendência daqui pra frente? Jornais Murais perderam ou perderão espaço com a febre das Redes Sociais?
Como falamos em nossos posts anteriores, apesar de sabermos que seguir as tendências significa que a organização deve perceber as necessidades dos seus públicos internos, por mais diferentes que elas possam ser, ferramentas comuns, como Intranet, TV Corporativa, Caixas de Sugestões, House Organ, Reuniões, Discursos Oficiais e até mesmo Conversas Informais, sem contar a recente Rede Social são muito utilizadas quando a empresa necessita passar informações diversas a seus funcionários e demais públicos de interesse.
Dentre outras coisas, o objetivo de existirem veículos internos nas empresas é, principalmente promover um canal bilateral de comunicação, em que é possível a empresa receber feedback de seus públicos estratégicos, não importa qual ferramenta é usada, Jornal Mural ou Redes Sociais, serão eficazes se aplicadas de maneira correta. O fato é que nem sempre os veículos que funcionam em determinadas empresas são bons para outras.
É possível verificar em ambientes corporativos, onde a predominância é do uso de computadores, o sucesso que faz um House Organ, e isso ocorre justamente devido as personalidades existentes dentro das empresas e das diferentes necessidades de cada uma delas, mesmo que estejamos na era digital.
No entanto, com o avanço tecnológico, os veículos online estão cada vez mais presentes nas estratégias de Comunicação Interna, além de utilizarem as redes sociais para monitorar o mercado e a concorrência e observar o comportamento dos clientes, as empresas podem evitar duplicidade de informação e causar impacto também no público interno, uma vez que será reconhecida pelo que publica em sua Fanpage ou no seu Twitter, o que pode despertar de alguma forma o trabalho colaborativo, já que as pessoas entendem que o sucesso da empresa na rede pode depender de um comentário, de um compartilhamento. Em veículos menos dinâmicos, como nos impressos, a participação dos funcionários é mais difícil de ser percebida, pois não é possível que todos colaborem numa mesma edição.
Por fim novos veículos e novas tecnologias surgem a cada dia e vão continuar aparecendo, o importante é que as organizações vejam os avanços tecnológicos como aliados ao processo de comunicação e não apenas como possibilidade haverem mais veículos, que se colocados em prática sem o planejamento adequado para cada público serão ineficazes.
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