sábado, 19 de maio de 2012

Responsabilidade social e sustentabilidade nas organizações: Tendência, comprometimento, envolvimento e resultados!


Se o assunto é “tendência”, não podíamos deixar de falar sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Esses são temas muito discutidos nas empresas que buscam cada vez mais atrelar sua imagem a benefícios oferecidos para a sociedade, refletindo assim, benefícios para a própria empresa.

Segundo Hamilton Chelegon, sociólogo e consultor organizacional, para as empresas, as causas e projetos socioambientais que patrocinam, trazem grande retorno de mercado, melhoria efetiva de imagem, exposição em mídia espontânea e recrutamento de bons colaboradores, pois ao divulgar seu compromisso social a organização fica mais conhecida e respeitada na comunidade.  Porém de nada adianta desenvolver programas ou projetos de responsabilidade social ou patrocinar uma ação social visando somente à divulgação da marca, porquê aos poucos a sociedade passa a distinguir se a conduta está sendo ou não autêntica.

Dessa forma, podemos dizer q as áreas de CI das organizações atuais têm grande  papel e pode ser decisiva no momento de adotar práticas sustentáveis e relacionadas a responsabilidade social de modo geral, pois é a principal responsável por integrar o público interno sobre o posicionamento da empresa e por direcionar e apoiar ações e campanhas internas. Apenas integrando seus públicos e as áreas da organização é que ela pode se posicionar como responsável socialmente e ambientalmente.

Algumas mudanças ocorridas no ambiente interno, por conta de novas medidas, muitas vezes interferem na cultura organizacional, como por exemplo, a redução do uso de papeis, ou a economia de energia, e então, mais uma vez podemos afirmar que uma boa área de comunicação interna faz grande diferença nesses momentos de transições de hábitos.

Além da área de CI, muitas empresas valorizam comissões de sustentabilidade e responsabilidade social, para centralizar a tomada de decisões em um único grupo. Este grupo é responsável por propor melhorias e criar ações criativas, assim como as que podemos conferir no seguinte vídeo:


Podemos concluir, dizendo que para uma empresa aderir aos projetos de responsabilidade social, seja por necessidade ou por perceber que é uma tendência não só de mercado, que pode dar retornos positivos, mas uma tendência global, que demonstra preocupação com o meio onde está inserida, ela precisa não só assumir essa postura, mas conseguir envolver todos os seus públicos, líderes, funcionários, consumidores, fornecedores, acionistas, para que todos, se sintam parte daquele processo, que ajudem a realizar ações socialmente responsáveis dentro e fora da organização, demonstrando não só um projeto para ganhar credibilidade com seus públicos, mas mostrando seu real comprometimento e proatividade em realizar de fato essas ações, depende de todos os públicos envolvidos, líderes, profissionais, consumidores e, claro, da própria integridade da empresa, ao se posicionar responsável.

Um comentário:

  1. Muito bom, Li.
    Sustentabilidade com certeza é uma tendência que tá vindo com tudo, e temos que nos preparar =D

    Beeijos,

    Camila

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