sábado, 12 de maio de 2012

CI, RH, Marketing... áreas isoladas?


As áreas de comunicação, geralmente trabalham para promover informação a todo o público interno; RH, lida com recrutamentos, planos de cargos e salários e treinamentos voltados aos funcionários; e Marketing tem a função de promover os produtos e serviços da organização e envolver os funcionários em prol da organização.

Mas será que o ideal é mesmo que essas áreas trabalhem isoladamente, com processos definidamente separados?   

Há quem diga que sim, pois as áreas precisam ter estrutura e processos distintos para que a qualidade seja superior em cada tarefa, mas o que o mercado tem apresentado, são indícios de uma mudança no funcionamento dessas áreas no mundo corporativo.

E isso realmente é uma tendência, e uma estratégia com alto potencial de trazer sucesso para as organizações. Primeiro, porque o ‘produto’ maior de uma área de RH não é apenas fazer boas seleções e planos de carreira, mas ter em sua empresa verdadeiros talentos humanos, pessoas engajadas e que sejam vistas de forma estratégica. Aliado a isso, temos paralelamente as ações de endomarketing que visam despertar o orgulho de fazer parte da organização       

Além disso, os processos de endomarketing e comunicação interna são diferentes, porém complementares. Analisa Brum, autora de diversas publicações em Comunicação Interna e Endormarketing, diferencia: “Comunicação Interna é a informação repassada por meio de canais/veículos internos e das lideranças. Endomarketing é a informação repassada com técnicas e estratégias de marketing”

Um exemplo de empresa em que a área de CI está sob a diretoria de RH e Desenvolvimento Organizacional é a Brasil Foods, com essa estrutura, a diretriz proveniente da diretoria para estimular funcionários pelos meios de comunicação, são muito mais eficazes.

Ao mesmo tempo em que vemos empresas com dezenas de departamentos e subdivisões, podemos perceber que as áreas geralmente são interdependentes e precisam do auxílio, umas das outras, para ter um processo cada vez mais completo e que atinja a todos de forma certeira, caso contrário os funcionários seriam bombardeados por ações de endomarketing, rh, e comunicação, que, sem alinhamento entre os temas, provavelmente não surtiriam o efeito desejado. Logo, respondendo à pergunta que deu título ao nosso texto, podemos dizer: Não! Áreas que se conversam, tem processos ‘multidisciplinares’ e que agregam conteúdos de cada um dos departamentos, podem trazer muito mais sucesso para a organização, principalmente no que se refere a fluidez de informações. Isso é tendência!


Leia também:
Comunicação Interna x Endormarketing – Entrevista de Analisa Brum

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