As áreas de comunicação, geralmente trabalham para
promover informação a todo o público interno; RH, lida com recrutamentos,
planos de cargos e salários e treinamentos voltados aos funcionários; e
Marketing tem a função de promover os produtos e serviços da organização e
envolver os funcionários em prol da organização.
Mas será que o ideal é mesmo que essas áreas
trabalhem isoladamente, com processos definidamente separados?
Há quem diga que sim, pois as áreas precisam ter estrutura e processos distintos para que a qualidade seja superior em cada tarefa, mas o que o mercado tem apresentado, são indícios de uma mudança no funcionamento dessas áreas no mundo corporativo.
Há quem diga que sim, pois as áreas precisam ter estrutura e processos distintos para que a qualidade seja superior em cada tarefa, mas o que o mercado tem apresentado, são indícios de uma mudança no funcionamento dessas áreas no mundo corporativo.
E isso realmente é uma tendência, e uma estratégia
com alto potencial de trazer sucesso para as organizações. Primeiro, porque o
‘produto’ maior de uma área de RH não é apenas fazer boas seleções e planos de
carreira, mas ter em sua empresa verdadeiros talentos humanos, pessoas
engajadas e que sejam vistas de forma estratégica. Aliado a isso, temos
paralelamente as ações de endomarketing que visam despertar o orgulho de fazer
parte da organização
Além disso, os processos de endomarketing e comunicação interna são diferentes, porém complementares. Analisa Brum, autora de diversas publicações em Comunicação Interna e Endormarketing, diferencia: “Comunicação Interna é a informação repassada por meio de canais/veículos internos e das lideranças. Endomarketing é a informação repassada com técnicas e estratégias de marketing”
Além disso, os processos de endomarketing e comunicação interna são diferentes, porém complementares. Analisa Brum, autora de diversas publicações em Comunicação Interna e Endormarketing, diferencia: “Comunicação Interna é a informação repassada por meio de canais/veículos internos e das lideranças. Endomarketing é a informação repassada com técnicas e estratégias de marketing”
Um exemplo de empresa em que a área de CI está
sob a diretoria de RH e Desenvolvimento Organizacional é a Brasil Foods, com
essa estrutura, a diretriz proveniente da diretoria para estimular funcionários
pelos meios de comunicação, são muito mais eficazes.
Ao mesmo tempo em que vemos empresas com
dezenas de departamentos e subdivisões, podemos perceber que as áreas
geralmente são interdependentes e precisam do auxílio, umas das outras, para
ter um processo cada vez mais completo e que atinja a todos de forma certeira,
caso contrário os funcionários seriam bombardeados por ações de endomarketing,
rh, e comunicação, que, sem alinhamento entre os temas, provavelmente não surtiriam
o efeito desejado. Logo, respondendo à pergunta que deu título ao nosso texto,
podemos dizer: Não! Áreas que se conversam, tem processos ‘multidisciplinares’
e que agregam conteúdos de cada um dos departamentos, podem trazer muito mais
sucesso para a organização, principalmente no que se refere a fluidez de
informações. Isso é tendência!
Comunicação Interna x Endormarketing – Entrevista de Analisa Brum
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