
É inegável que as redes sociais vieram para ficar! Têm conquistado os ambientes corporativos, pois entre seus benefícios, podemos citar, a possibilidade de compartilhar aprendizados, agiliza processos, à medida que facilita o acesso, é um atrativo para os profissionais da geração Y, e além disso a empresa ganha a confiança do funcionário.
O relacionamento entre profissionais, mesmo fora da organização é algo inevitável, mas criar um ambiente que possa ser colaborativo, engajador e permitir uma integração profissional ainda maior, é um grande desafio, e as redes sociais tem trazido além disso, a possibilidade do funcionário se expressar sem se sentir retraído, como se fosse um ambiente já conhecido.
Além disso, as redes sociais internas tornam-se aliadas da história organizacional, isso por que é uma maneira simples e segura de registrar os acontecimentos internos, e ainda de monitorar quais os assuntos mais falados.
Empresas como a Votorantim viram a oportunidade de engajar os funcionários, e a gerente geral de marca e comunicação corporativa da Votorantim, Malu Weber, foi a responsável por implantar o processo, comenta o sucesso “Hoje já são mais de 6 mil perfis, mais da metade do público que pretendemos atingir que é de 10 mil funcionários no Brasil. Além disso, temos mais de 5 mil mensagens postadas no mural e 25 mil interações. Acredito que a adesão se deu justamente pela oportunidade de diálogo”.
A ferramenta tem grande potencial, porém deve ser manipulada com cautela, pois pode impactar na cultura organizacional, e sua eficácia está diretamente ligada ao engajamento dos líderes. É importante que todos os gestores se envolvam, para transmitir a credibilidade da rede e demonstrar a importância que a empresa dá à modernização.
Leia na íntegra o depoimento de Malu Weber sobre o case Votorantin.
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