sexta-feira, 1 de junho de 2012


A comunicação da Prevenção - Case Usiminas

Empresas de grande porte, como as das áreas químicas, petrolíferas e mineradoras, possuem um amplo publico interno e externo, espalhados por diferentes regiões do país. O grande desafio dessas empresas aparece quando  precisam organizar uma ação que una todas as filiais, a fim de disseminar um mesmo conceito com diferentes abordagens e públicos.

Com 30 mil colaboradores, a indústria metalúrgica Usiminas, responsável pelo fornecimento de aço para os mercados da indústria naval e fabricação de produtos linha branca, precisou criar um plano de comunicação interna bastante abrangente que integrasse todas as filiais. Isso se tornou um grande desafio, pois ela é reconhecida como o maior complexo de aços planos da America Latina, – e precisa englobar diferentes culturas e uniformizar a organização.

Para isso, o planejamento foi estruturado na ideia da integração de uma só empresa que pudesse atender as diversas demandas. O novo projeto de comunicação, Usiminas em Frente, contempla três frentes principais: gestores das áreas, campanhas de comunicação interna e campanhas promocionais.
O projeto foi apresentado a 250 funcionários de diferentes áreas. As ferramentas utilizadas para a disseminação das informações foram: e-mail marketing, apresentações de vídeos explicativos, informativos nas portas dos elevadores, totens, hotsites e jornal interno.

Vale lembrar que é importante a diretoria também disseminar e praticar o mesmo conteúdo, por isso, foi criado o kit do Gestor (manual e guia de treinamento para ser aplicado nas diversas áreas). Os funcionários também foram envolvidos, através de concursos internos e a participação em um dos comerciais desta ação veiculados em intervalos do horário nobre da televisão brasileira.

Devido a colaboração do publico interno, os colaborados receberam a campanha com maior facilidade e orgulho, o objetivo de integrar 30 mil pessoas dentro de uma ideia foi atingido, e os valores passados passaram a fazer parte de suas rotinas. O investimento do projeto foi de 250 mil reais, 1.500 líderes treinados e 12 cidades brasileiras foram atingidas.

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