sábado, 16 de junho de 2012

Motivação e CI


Em tempos em que os profissionais sonham atuar em empresas como o Google, devido aos diversos benefícios e vantagens que recebem em troca de sua força de trabalho, um assunto que não pode sair dos holofotes é a motivação.

Este tema está diretamente ligado à Comunicação Interna, pois em muitas organizações é ela quem lida com a criação de bom clima e harmonia entre os departamentos. Existem casos em que a gestão de pessoal se apoia totalmente em ações que motivam os funcionários.

Consequência disso são as diferenças na produtividade das equipes, que quando estão “felizes”, demonstram maiores resultados, além do fato de que, os funcionários, sendo um dos públicos mais importantes de uma empresa, quando satisfeitos, divulgam-na naturalmente e permanecem por muito mais tempo em suas funções diminuindo a rotatividade, tão comum no mercado de trabalho. E não são apenas prêmios em dinheiro ou viagens internacionais que agradam os colaboradores.

Com reconhecimento às equipes que atingem as metas, pequenos prêmios simbólicos de agradecimento, valorização de datas comemorativas, e vouchers em determinadas lojas para compra de produtos, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) é um bom exemplo de empresa que valoriza a motivação no ambiente de trabalho. 

Com ações como essas, a organização consegue manter o trabalhador atento as suas atividades, para que elas o levem a conseguir esses benefícios. Outra organização que investe em motivar sua equipe é a Visa Vale, que procura agradar seu público interno com pequenas ações que os fazem sentirem-se em casa, como por exemplo, sair mais cedo às sextas-feiras ou em vésperas de feriados.

É por meio dos líderes que essas iniciativas se tornam eficazes, já que, quando permitem que esses benefícios sejam concedidos e propõem que um trabalhador pode e deve fazer parte do todo, estão investindo na melhoria de suas empresas de uma maneira geral, prova disso são as pesquisas de Watson Wyatt's 2008/2009 Work USA Report, que comprovam: colaboradores altamente engajados têm mais alta probabilidade de também serem de alta performance. Mais uma tendência!

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