As mídias sociais já podem ser consideradas uma tendência no dia a dia das pessoas. Mas e nas empresas, o que elas representam e qual é o papel da CI nesse assunto?
Facebook, Twitter, LinkedIn ...são exemplos de redes sociais que estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas e que de uns tempos para cá as empresas perceberam que precisam incluí-las dentro da rotina corporativa. As redes sociais podem ser uma grande ferramenta de endomarketing já que proporcionam a interação entre todos da empresa.
Não podendo desconsiderar essa tendência, as organizações criaram políticas de uso das mídias sociais, com o objetivo de educar e auxiliar o colaborador no que ele pode e não pode fazer nas mídias durante as horas de trabalho. As políticas podem estar junto com o código de ética ou podem ser específicas. Além disso, todas devem estar alinhadas com sua realidade e seus valores internos.
A área de Comunicação Interna participa ativamente da inclusão das redes sociais na rotina corporativa. A tarefa de formular e estruturar essa política de uso nas redes sociais fica sob a responsabilidade dessa área, juntamente com a área de auditoria interna. Ficam responsáveis também por monitorar o uso dos funcionários dentro das mídias sociais.
O Hospital Albert Einstein desenvolveu um guia de boas práticas nas redes sociais. Nesse guia existem orientações de como, por exemplo, não é aceito nenhum funcionário produzir conteúdo que envolva informações que legalmente sejam protegidas. Também mostra erros que você deve evitar enquanto tiver usando elas. Acesse o guia aqui.
A Intel também possui diretrizes oficiais para mídia sociais. Dentro delas existem as regras de participação (exemplos: Escreva sobre o que você realmente conhece e Seja criterioso) e as diretrizes de moderação. Clique aqui e conheça.
Confira esse vídeo que mostra ao panorama das redes sociais e veja por que as empresas não podem ficar fora dessa tendência!
A empresa que você trabalha já está por dentro dessa tendência?
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